Bora viajar?

Com a chegada das férias é quase impossível não pensar em viajar, não é mesmo? Mas como nem sempre é possível (na maioria das vezes por motivos de: falta de dinheiro), os filmes ajudam a viajar, explorar o mundo, conhecer novos locais e novas culturas, através de personagens fáceis de se identificar, ou não, mas que ajudam aquelas pessoas que ficam em casa no sofá e comendo pipoca à “viajar” junto com eles. Os filmes mexem com nossa imaginação, e não importa o gênero. Pode ser drama ou comédia, romance ou aventura, independente do gênero, filmes nos fazem ter vontade de conhecer lugares em que nunca estivemos. Até mesmo os de ficção deixam esse gostinho de “queria estar lá”, ou vai dizer que você nunca quis ir pra Nárnia ou estudar, pelo menos um semestre, em Hogwarts? A seguir, uma seleção de dicas para você, que assim como meu, não vai viajar nas férias:

  • Livre (Wild) – 2015

É baseado na autobiografia da mulher que decidiu atravessar os Estados Unidos mesmo sem nunca ter feito uma caminhada antes. É um filme sobre redenção. Em “Livre”, Cheryl Strayed achou que tivesse perdido tudo quando fez 22 anos. Após a repentina morte da mãe, a família se distanciou, ela começou a usar heroína e seu casamento desmoronou. Quatro anos depois, aos 26 anos, sem nada a perder, tomou a decisão mais impulsiva da vida: caminhar 1.770 quilômetros em busca de autoconhecimento. Seu relato captura a agonia, tanto física quanto mental de sua incrível jornada; como a enlouqueceu e a assustou e como, principalmente, a fortaleceu.

  • Comer, rezar, amar – 2010

Elizabeth (Julia Roberts) descobre que sempre teve problemas nos seus relacionamentos amorosos. Um dia, ela larga tudo, marido, trabalho, amigos, decidida a viver novas experiências em lugares diferentes por um ano inteiro. E parte para a Índia, Itália e Bali, para se reencontrar numa grande viagem de autoconhecimento.

  • Na Natureza Selvagem – Into the Wild – 2008

Baseado na história real de Christopher McCandless, que aos 22 anos de idade resolveu se aventurar em meio à natureza. O rapaz realiza o sonho de seus pais e se forma em uma das melhores escolas de sua região com notas mais que suficientes para estudar em Harvard, porém ele doa todas suas economias para uma instituição de caridade, abandona seus pertences e vai rumo a uma experiência que julga ser a verdadeira liberdade, sem a hipocrisia da sociedade para nos corromper.

  • O Amor não Tira Férias – 2006

Iris Simpkins (Kate Winslet) escreve uma coluna sobre casamento bastante conhecida no Daily Telegraph, de Londres. Ela está apaixonada por Jasper (Rufus Sewell), mas logo descobre que ele está prestes a se casar com outra. Bem longe dali, em Los Angeles, está Amanda Woods (Cameron Diaz), dona de uma próspera agência de publicidade especializada na produção de trailers de filmes. Após descobrir que seu namorado, Ethan (Edward Burns), não tem sido fiel, Amanda encontra na internet um site especializado em intercâmbio de casas. Ela e Iris entram em contato e combinam a troca. Logo a mudança trará reflexos na vida amorosa de ambas, com Iris conhecendo Miles (Jack Black), um compositor de cinema, e Amanda se envolvendo com Graham (Jude Law), irmão de Iris. E então, depois de ver tudo isso dá muita vontade de viajar, né? É bom que serve de lição pra você (e pra mim também), pra juntar um dinheirinho pras férias de final de ano e tentar viajar, nem que seja pra cidade do lado.

Beatriz Rocha

Deixe um comentário