Animação, coisa de criança?

O cinema de animação vem crescendo e ganhando cada vez mais espaço no mundo do audiovisual. Mas como tudo começou? Você está curioso para saber? Então é só continuar lendo esse texto que você vai entender mais um pouco sobre esse mundo mágico.

Primeiramente, é muito difícil afirmar quem inventou a animação, mas podemos dizer que tudo começa com alguns dispositivos óticos. O taumatrópio (John Ayrton, 1824) foi um dos primeiros. Esse simples dispositivo era composto de um disco com um desenho em cada face. Ao torcer o elástico que era preso ao objeto, o disco girava rapidamente, fazendo com que uma ilusão de ótica se formasse e as figuras se tornassem uma só diante de nossos olhos. Anos mais tarde o cientista Joseph Plateau inventou o fenaquistoscópio, um disco giratório com algumas imagens um pouco diferentes entre si. Com esse invento, Plateau foi o primeiro a criar a ilusão de movimento.

Com o passar dos anos, mais dispositivos óticos foram sendo criado. Entre eles o zootrópio (1834); o praxinoscópio (1877), um aperfeiçoamento do zootrópio; e o cinematógrafo (1895), um objeto versátil que era ao mesmo tempo uma máquina de filmar, de revelar películas e de projeção. E em 1908, aparece Émile Cohl que contribui muito para a história da animação com a criação de Fantasmagorie. Esse foi o primeiro filme animado da história por um projetor de cinema moderno. Embora tenha poucos minutos de duração, o curta demorou cerca de cinco meses para ser finalizado.

No ano de 1979 foi fundada a Pixar, que primeiramente era Graphics Group, uma divisão da empresa Lucasfilm. A Pixar ganhou um imenso reconhecimento com seus filmes de animação computadorizada, como Toy Story (1995), Vida de Inseto (1998), Monstros S/A (2001), Up – Altas Aventuras (2009), além de vários outros sucessos. Outras empresas que também trabalham com esse mesmo tipo de animação surgiram posteriormente. A DreamWorks e a Blue Sky Studios são ótimos exemplos.

Nos fim dos anos 90, os filmes do estúdio japonês Ghibli começaram a fazer grande sucesso no ocidente. Fundado em 1985 por Hayao Miyazaki e Isao Takahata, o Studio Ghibli ficou mundialmente conhecido com suas emocionantes produções como Princesa Mononoke (1997), Meu Amigo Totoro (1988), e o mais recente, Memórias De Marnie (2014).

Oshii Mamoru (O fantasma do futuro, 1995) e Kon Satoshi (Perfect Blue, 1998) também são grandes nomes da animação japonesa. Mamoru sempre usou tendências filosóficas em seus filmes e Satoshi (que trabalhou com o estúdio japonês Madhouse) se apropriou dos gêneros hollywoodianos como influência.

E se você ainda acha que filme de animação é coisa apenas para crianças está totalmente enganado e realmente não sabe o que está perdendo. Atualmente as produções desse gênero vêm ganhando enorme reconhecimento e gerando mais público a cada novo lançamento. Nesses últimos anos tivemos grandes sucessos de bilheterias: Dragon Ball Z – A batalha dos Deuses (2013), Operação Big Hero (2014), Frozen – Uma aventura congelante (2014), Bob Esponja – Um herói fora d’água (2015), entre outros. Não perca mais tempo e entre nesse mundo do cinema animado, garanto que não vai se arrepender.

Infográfico - Cinema de Animação - finalTexto e infográfico: Flávia Lopes

Deixe um comentário